
Vamos praticar o modo de vida de Jesus na nossa cultura brasileira. Temos uma cultura muito rica, somos assim e de fato não precisamos mudar a carcaça, mas mudar o recheio. Não tem como deixar de ser brasileiro e ser apenas evangélico. Se vc é do Brasil e é evangélico, continua sendo brasileiro. Não existem o mundo daqui e o mundo acolá, a divisão e visão de santo e sagrado estão estereotipados, e exteriorizados. Querer ser como Cristo não é se afastar por que isso e aquilo é pecado, esse e aquele é pecador, seguir o modo de Cristo é se aproximar ainda mais. Enxergar Jesus como uma pessoa participante na cultura, sem excluir a cultura. Em vez da ênfase na experiência individual com Cristo, nós somos convidados a seguir o exemplo de Jesus incluindo os excluídos, desafiando autoridades políticas e religiosas, e vivendo humildemente tanto na igreja como em comunidades alternativas.
Jesus não quis ser servido, mas servir. Vez após vez Jesus nega receber prestígio, riquezas ou buscar interesse próprio. O crente é chamado a confrontar a hipocrisia e a ganância de poder e dinheiro dos líderes políticos e religiosos. A boa notícia do evangelho não é tanto que Jesus morreu para perdoar os pecados mas que Deus veio ao mundo e
somos todos convidados a participar com ele em uma nova vida na redenção do mundo. Não temos que nos importar com as formas, mas com a boa notícia do REINO.
A vida é um todo. A vida espiritual não está desassociada da arte, música, economia e política. Assim como Jesus se encarnou e viveu no mundo, o crente é chamado a viver na cultura brasileira.

Os crentes não se definem nem são estigmatizados por pertencerem a uma sub-cultura cristã (evangélica, católica, ou outra), mas participam natural e ativamente na cultura brasileira. O Reino de Deus é demonstrado na prática na vida da comunidade, temos que desafiar a prioridade do indivíduo, se importar com o próximo sem se importar com o exterior, não devemos nos limitar a aparência, o preconceito gospel vive na mente, nós que criamos sofismas, e nós mesmos que criamos as divisões, porém, vivemos num único mundo. Procurar ser igreja sem ser instituição, mas uma igreja família. Jesus não criou instituições, ele criou relacionamentos, o casamento por exemplo, muitos o chamam de instituição, mas nada mais é do que um relacionamento. Devemos estar dispostos a atividades que venham nascer espontaneamente dos valores e estilos de vida entre os amigos, assim seremos uma comunidade onde os mais fracos e vulneráveis são acolhidos, incluidos, recebidos.
Devemos ser emergentes, e incluir aqueles que são
DIFERENTES .
Em vez de arrogantes sermos transparentes e humildes. Em vez de todos procurarem ser chefes, procuram ser servos. Enxergar Jesus no outro e na outra. Enxergar Jesus nos injustiçados e esquecidos da sociedade. Ao longo da caminhada manter o respeito ao “outro”.
Em vez da Grande Omissão, a Grande Comissão: ide. Assim como Jesus não veio ser servido mas servir, assim também a igreja é convidada a servir. Isto inclui desde os desafios do bairro onde está a comunidade (seus amigos) até os desafios globais.
Serviço é uma expressão do amor de Cristo. Finalmente, o serviço não deve acontecer necessariamente só na igreja, mas nós podemos servir através de nossas vocações ou profissões.
Todos podem participar na redenção do mundo.
No culto, por exemplo, devemos trazer todo o nosso ser a Deus. Trazer nosso mundo, nossa realidade, incluindo nossas dúvidas e nossos fracassos. O culto é celebração criativa, mas não é um escape da vida e da realidade. Em vez de consumidoras de culto, pessoas participam como produtoras.
Em vez de líderes carismáticos, líderes participantes. Em vez do líder de sucesso, o líder humilde. Em vez do senhor de engenho, o escravo de Cristo. Em vez de discursos, demonstração por exemplo. No Reino são os servos que decidem, e não a elite poderosa. Dá-se voz aos que não têm voz. Bons líderes emergentes buscam genuinamente o bem de todos e não o de alguns poucos.
Não existem 2 mundos, existe aqueles que acham que podem viver sem Deus, e aqueles que acreditam ser impossível viver sem Ele.