A inspiração, é um ato voluntário para que entre ar novo dentro dos pulmões, levando oxigênio para todo o corpo, e quando expiramos, mandamos o ar "velho" embora, aquele cheio de gás carbônico, mas sempre fica um volume residual lá dentro, o que é o natural. Existe complicações na saída de ar, quando há algum doença que interfere, por exemplo o "Enfisema Pulmonar", onde existe uma destruição de bolsas de ar dentros dos pulmões, dificultando a saída de ar.
Assim somos muitas vezes com os nossos pensamentos.
Se há muito ar velho dentro de nós, pouco ar novo pode entrar. Nossa inspiração acaba ficando curta, pouco ar entra e nos sentimos sufocados, porque estamos cheio de ar velho, sem oxigênio.
Jesus é um exemplo de pessoa que teve os pulmões da sua alma totalmente vazios de ar velho, pulmões da alma totalmente transparentes.
"No monte da Transfiguração, seus discípulos viram a aparência de Jesus mudar: seu rosto ficou brilhante como o sol, e suas roupas ficaram brancas como a luz."[Mat. 17 : 2].
Jesus ficou transparente porque não tinha nada a esconder, não tinha segredos nem compromissos ocultos. Lá se revelava de uma forma grandiosa, o próprio Deus, na forma humana.
"Mesmo que o objetivo seja proteger os outros, esconder certos aspectos de uam situação é uma atitude paternalista, que sujere que "eu sou mais importante que você", podendo alimentar ressentimentos e gerar retaliações". [Laurie Beth Jones].
"Mesmo que o objetivo seja proteger os outros, esconder certos aspectos de uam situação é uma atitude paternalista, que sujere que "eu sou mais importante que você", podendo alimentar ressentimentos e gerar retaliações". [Laurie Beth Jones].
Diga o que você precisa dizer, a única coisa que nos pertence é o agora, talvés não chegue o "depois".
Esvaziar o ar velho dos pulmões da alma não é uma tarefa fácil, precisa de um esforço maior. Você precisa expirar tudo o que é velho para fora, é um exercício pra se praticar todo o dia.
É o nosso "ego", nosso orgulho que prende esse ar lá dentro, e o quanto mais humildes ficarmos, mais simples nos tornarmos ficaremos mais aliviados - desinflados. Não havendo nada para esconder.
"Para dilatarmos a alma, temos que nos desfazer. Para nos tornarmos imortais a gente tem que aprender a morrer com aquilo que fomos, e com aquilo que somos nós".
[Fernando Anitelli - O Teatro Mágico].
Aquilo que temos escondido no porão, nos pulmões da alma reflete como somos aqui no exterior, na vida, na cara a tapa. Parece estranho, mas o quanto mais nos esvaziamos, mais forte ficamos. Primeiramente vencemos a nós mesmos, ficamos imunes ao nosso próprio contra ataque, nos desarmamos de nós. Em segundo lugar, sem nada para esconder, não há o que temer.
A cura do câncer da alma está em nós mesmos. Vencemos esse câncer, quando decidimos morrer para nós. O orgulho e a autosuficiência é o que gera a metastase.
"Quem tenta esconder teus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem miseridórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona". [Provérbios 28 : 13].
Nenhum comentário:
Postar um comentário